VIVER APRENDENDO: CRUZANDO FRONTEIRAS DOS CONHECIMENTOS COM PAULO FREIRE E CHARLES S. PEIRCE
FLOYD MERRELL
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Unijui
Área ENSINO
Idioma Português
Número de páginas 408
Edição 1ª ED 2008
ISBN 9788574296678
EAN 9788574296678
A mensagem principal deste livro é que, a respeito do nosso conhecimento, a vantagem de um método processual pragmático oferece uma perspectiva amplíssima por meio da semiose - o processamento geral dos signos tanto lingüísticos quanto não-lingüísticos. A base desse conceito de semiose é a idéia de que quanto mais amplo for o nosso senso crítico, mais melhoraremos nossas formas de conhecimento, podendo encarar os problemas da vida sem tanto estresse mental ou corporal, o que aflige grande parte da população mundial hoje. As premissas que formam essa mensagem principal emergem da observação de que, apesar das tendências globalizantes contemporâneas, sob a pretensão de dissolver todas as fronteiras do conhecimento, pensamento, linguagens, culturas e etnias, as teorias genuínas e críticas da Pedagogia naturalmente entram numa tendência de resistência e, ao mesmo tempo, de conformismo e, portanto, de heterogeneização. O livro elabora os temas de resistência e conformismo, homogeneização e heterogeneização, no que eles têm a ver com a Pedagogia. As principais fontes de inspiração são as obras de Paulo Freire, o pragmatismo, sobretudo de Charles S. Peirce, a filosofia das ciências, da matemática e da lógica, a perspectiva feminina - não o "feminismo" comumente concebido - das últimas décadas, alguns aspectos do pensamento oriental, especialmente a filosofia Mahayana do Budismo e os contos metafísicos de Jorge Luis Borges. Contudo, o livro não se limita a essas correntes. Suas páginas representam uma nova e ampla luz crítica, dialógica e processual com respeito à Pedagogia.