PRÁTICAS E PERSPECTIVAS PARA A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
MARIA LUIZA ROCHA BUENO, JÚLIO CÉSAR AUGUSTO DO VALLE, ORGANIZADORES.
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Editora LF Editorial
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 374
Edição 2025
ISBN 9786555635911
EAN 9786555635911
Entre as práticas sociais valorizadas, na sociedade contemporânea, ensinar e aprender Matemática na Educação Básica precisa ter sua importância reconhecida não apenas pelas pessoas nela diretamente envolvidas. E que tal importância não seja justificada apenas com o argumento de que estando a matemática em todos os lugares e, praticamente, em todas as atividades humanas, não saber matemática compromete a formação e o bem estar dos cidadãos, Pois, nem sempre a matemática da qual se diz estar presente nas atividades humanas - das mais simples às mais complexas - é visível a todas as pessoas. Nem, a decantada cidadania da qual somos todos portadores, tem sido prezada nas múltiplas práticas escolares relacionadas com a matemática. (...)
Já há uma relativa concordância entre educadores e especialistas de que a matemática ocupa o lugar de um bem cultural e um patrimônio que diz respeito e interessa a todos, não somente aos matemáticos. A tal ponto que a compreensão e realização da prática de ensinar e aprender matemática requerem reflexão, pesquisa e inventividade. A proposta de elaboração e publicação do livro Práticas e perspectivas para a Matemática na Educação Básica se inscreve, portanto, numa perspectiva que eu julgo inesgotável de se gerar ricas possibilidades com vistas ao acesso de todos a um bem comum: o conhecimento matemático. (...)
Temos assim um conjunto de textos produzidos por estudantes de graduação e de pós-graduação, alguns dos quais já atuando como professores, e reunidos nesta coletânea cumprindo sua função de ampliar e aprofundar a pesquisa e a discussão sobre múltiplas faces do ensino de Matemática na Educação Básica. Este feito, no presente momento, é sinal de algo promissor, algo a ser celebrado. Dispõe-se, portanto, de um material que oferece subsídios tanto à formação inicial quanto à formação continuada de professores que ensinam Matemática. São escritos e narrativas que fazem parte do movimento coletivo de construção da área de Educação Matemática."
Do Prefácio de Vinício de Macedo Santos (FE-USP)