Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
(011) 2648 6666
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

NEGROS DA TERRA E/OU NEGROS DA GUINÉ : A COMPANHIA GERAL DO GRÃO-PARÁ, TRABALHO, TRÁFICO, ESCRAVIDÃO E RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA COLONIAL
JOSÉ ALVES DE SOUZA JUNIOR
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora LF Editorial
Área HISTÓRIA
Idioma Português
Número de páginas 280
Edição 2024
ISBN 9786555634617
EAN 9786555634617
"As companhias de comércio que, segundo Fernand Braudel, nasceram de monopólios A mercantis, contribuíram , imensamente, para a expansão do capitalismo em escala mundial, sendo consideradas por alguns autores como as primeiras empresas multi- nacionais. A atuação dessas companhias conformaram um mercado mundial de produção e circulação de mercadorias, consolidando o dinheiro na sua forma de capital. Embora tenham sido, Inicialmente, um fenômeno do nordeste europeu, as companhias de comércio se alastraram por toda a Europa, envolvendo países como Portugal, Espanha, Dinamarca, Noruega etc.
A Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão, fundada em 1755, durante o reinado de D. José le o ministério de Sebastião José de Carvalho e Melo, futuro Marquês de Pombal, é o tema e o objeto de estudo deste livro. Apesar de não ter introduzido o comércio do Estado do Grão-Pará e Maranhão no mercado mundial, alargou-o sensivelmente, a ponto de tornar Belém o quarto porto da colônia brasileira em volume de comércio, somente atrás do Rio de Janeiro, Salvador e Recife. Os mapas de carga dos navios da companhia de comércio que zarpavam do porto de Belém para Lisboa levavam madeiras, couros e principalmente, gêneros silvestres ou produzidos, denominados de ""drogas do sertão"", extremamente rentáveis no mercado mundial.
Desse modo, o estudo da Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão permitiu não só perceber o movimento de exportações e importações de e para o Estado, como também as mu danças sociais, como, por exemplo, o aumento do número de escravizados africanos nele, o que levou a um acirramento da luta de classes envolvendo uma massa de despossuídos formada por indigenas, negros, mestiços e homens brancos pobres, contra a opressão e a exploração impostas pela colonização.
"
Preço da tabela: R$ 80,00
Nosso preço: R$ 64,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)