DIÀLOGO DE SALA DE AULA TEORIA E PRÁTICA DO ENSINO DIALÓGICO
LEONARDO LAGO
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora LF Editorial
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 150
Edição 2024
ISBN 9786555634822
EAN 9786555634822
A construção de um trabalho colaborativo não é uma mera demanda da nossa época, mas um desafio sempre presente na sala de aula e na escola. É por isso que o diálogo de sala de aula constitui-se num importante foco de investigação científica em diversas áreas, como a psicologia, a filosofia e a linguagem. Na atual pesquisa educacional que estuda a dinâmica que se estabelece na sala de aula para a construção de conhecimento e de significados, nem sempre podemos contar com referências que (re)unem valiosos conceitos teóricos inspiradores como os de Vygotsky ou Bakhtin, ainda mais com evidências de práticas em salas de aula brasileiras. Por isso, a relevância de contarmos com a presente contribuição que propõe um marco de referência para incorporar o diálogo na prática pedagógica e no cotidiano da escola: Como promover diálogos produtivos? Qual o papel do diálogo nos trabalhos em grupo? É possível orquestrar o diálogo colaborativo na construção do conhecimento e das explicações científicas? Nesta obra, Leonardo Lago fortalece o valor da aprendizagem mediada ao trazer evidências empíricas sobre os efeitos da prática dialógica na aprendizagem, ao mesmo tempo que nos brinda com um modelo descritivo-analítico para refletir sobre a dinâmica interativa em sala de aula. Assim, este livro é um inestimável instrumento para a formação e o desenvolvimento dos educadores tanto quanto uma potente fonte para novas pesquisas na área.