TRÊS DÉCADAS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA: PERCURSO E DIÁLOGOS PLURAIS
CIBELLE CELESTINO SILVA; MARIA ELICE DE BRZEZINSKI PRESTES; THAYS CYRINO DE MELLO FORATO
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora LF Editorial
Área HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Idioma Português
Número de páginas 352
Edição 2024
ISBN 9786555634242
EAN 9786555634242
O livro reúne trabalhos de convidados ao "Ciclo de Seminários Celebrativos dos 30 anos do Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC)" e contribuições de alguns membros do Grupo. A obra destaca a pluralidade de perspectivas e abordagens na história das ciências e a relevância de se considerar contextos sociais, culturais e políticos na construção do conhecimento científico. São discutidos temas como a crítica ao conceito de objetividade na ciência e o determinismo, a unificação de teorias, as controvérsias
e valores nas ciências, como o de justiça em casos envolvendo ciência e técnica.
Além disso, são tratados assuntos particulares como o debate de teorias e a análise de experimentos nas ciências, a tradução de obras científicas do passado, a renovação de significado de biografias científicas e "revoluções" científicas, a interdisciplinaridade intrínseca
da história das ciências, a visão de mundo dos cientistas e o papel das ciências sociais e humanidades na formação do conhecimento das ciências da natureza. Um ano antes do aparecimento das interfaces de uso público e universal da inteligência artificial,
em novembro de 2022, uma das contribuições tratava da urgente questão da relação entre humanos e tecnologia. A própria constituição e desenvolvimento da história das ciências como campo de pesquisa no Brasil é particularmente tematizada, somando-se ao ilustrativo relato autobiográfico do fundador do Grupo, Roberto de Andrade Martins.
O livro oferece estudos fundamentados aos interessados nas diferentes áreas da história das ciências, como a história da física, da astronomia cultural, da biologia, da tecnologia e da historiografia das ciências, além da filosofia das ciências e educação em ciências.