ENSINO, AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: DA SALA DE AULA À FORMAÇÃO DOCENTE
ORGANIZAÇÃO ISABEL CRISTINA RODRIGUES DE LUCENA, ANTÓNIO MANUEL ÁGUAS BORRALHO
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área ENSINO
Idioma Português
Número de páginas 152
Edição 2003
ISBN 9786555633795
EAN 9786555633795
Este livro é produto da parceria entre a Universidade Federal do Pará - Brasil e a Universidade de Évora - Portugal que, desde 2013, fomentado pelo apoio financeiro da CAPES-Brasil e da FCT-Portugal, iniciou atividades conjuntas por meio de projeto de pesquisa sobre a temática avaliação das aprendizagens. Atualmente essa parceria continua formalizada por termo de cooperação internacional entre as duas Universidades.
Isabel Lucena e António Borralho, organizadores desta produção, orientam pesquisas no Programa de Pós--Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará e lideram o GEMAZ - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica. Assim, as práticas letivas de professores que ensinam matemática ou sobre a formação desses são refletidas, discutidas e referenciadas em contextos diversos da multiplicidade educacional na/da Amazônia e, também, de além mar,
nas experiências de escolas de Évora sob o enfoque da
Avaliação para as Aprendizagens.
A oportunidade gerada pelo PPGECM para a divulgação de suas produções nos estimulou a organizar este livro. A ideia é intercambiar experiências e aprendizagens no que se refere a avaliação eminentemente do âmbito das salas de aulas da Educação Básica a fim de contribuir para as discussões acadêmico-científicas no âmbito da
área do Ensino, mas não só. Importa também que os textos aqui elaborados possam tocar educadores que queiram conhecer ou ampliar ideias sobre a avaliação em perspectiva do ensino-aprendizagem da matemática, seja pelas práticas experienciadas em sala de aula ou pelos contextos aos quais a articulação da avaliação com o ensino-aprendizagem esteja atrelada, seja por questões relacionadas à própria formação docente.