A HISTÓRIA COMO UM AGENTE DE COGNIÇÃO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
IRAN DE ABREU MENDES; JOHN A. FOSSA; JUAN E. NÁPOLES VALDES
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 270
Edição 2023
ISBN 9786555633696
EAN 9786555633696
A Matemática é um conhecimento gerado socialmente ao longo dos tempos e se amplia de forma não linear, em conteúdo, escrita e simbologia, por meio de debates, divergências, renovações e atualizações incessantes, no decorrer de sua história. Se caracteriza por uma constante criação e (re)organização formal, mediante a combinação de códigos representativos da interpretação de ideias relativas às situações cotidianas imaginadas, observadas e vivenciadas pela sociedade, passando a ser considerada como
um conhecimento objetivado. Nesta segunda edição revisada e ampliada, o eixo norteador das discussões assenta-se na inter-relação história da Matemática, cognição matemática e aprendizagem matemática. A história se insere, nesse entremeio, como um agenciador da Matemática historicamente construída para acionar a aprendizagem matemática escolar, fundada em um princípio unificador que pode ser incorporado à prática dos professores. Seu foco central é a ampliação das discussões e proposições de abordagens pedagógicas da Matemática apoiadas na história, considerando algumas já estabelecidas sobre o tema.