INTRODUÇÃO À COSMOLOGIA MODERNA
ALEXANDRE ZABOT, MARCOS AMARANTE GARCIA JÚNIOR.
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área COSMOLOGIA
Idioma Português
Número de páginas 498
Edição 2023
ISBN 9786555633238
EAN 9786555633238
LIVRO FINALISTA AO PRÊMIO JABUTI 2024
A Cosmologia é tão antiga quanto a Astronomia, ela surgiu como uma tentativa de explicação para o lugar do ser humano no Universo, sua origem e seu fim. No final do Século XIX e na primeira metade do Século XX a Física sofreu uma grande revolução com o nascimento da chamada Física Moderna: Teoria da Relatividade e Mecânica Quântica. Do ponto de vista experimental também se abriu um mundo de novas possibilidades com a introdução da fotografia na Astronomia.
É na confluência dessas duas revoluções, teórica e experimental, que surge a Cosmologia Moderna. Herdeira da antiga Cosmologia Filosófica, mas profundamente marcada pela maneira de Einstein de entender o espaço-tempo como um ente maleável e constituinte da dinâmica do Universo e informada pelas observações de galáxias, aglomerados e superaglomerados de galáxias. Cujo nome de grande referência é Edwin Hubble.
Nas últimas décadas, a Cosmologia tem se transformado no campo de batalha dos maiores desafios da Física: Matéria Escura, Energia Escura, Teoria Inflacionária, Física de Partículas, unificação da Teoria da Relatividade Geral e da Mecânica Quântica.
Por tudo isso, a Cosmologia costuma ser uma disciplina de Pós-Graduação, extremamente complexa e distante dos estudantes menos avançados.
Este livro nasceu de um curso online que era, antes de tudo, um sonho de trazer a Cosmologia para um nível que um estudante de graduação que conhece Cálculo fosse capaz de acompanhar.
Mas o livro não são apenas cálculos, apesar de serem feitos com muito cuidado, com as demonstrações. Ele está permeado de discussões sobre os fenômenos, as observações e as principais teorias da Cosmologia. Desse modo, mesmo para quem não tiver grande familiaridade com a Matemática será capaz de encontrar meios de entender esta grande ciência que hoje é fundamental para perscrutar os limites da Física.