ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS DOCENTES COM PRODUTOS EDUCACIONAIS: EXPERIÊNCIAS DO MNPEF
MARTINS, RAFAEL CASTELO GUEDES. II. SILVA, JUSCIANE DA COSTA E. III. BARBOSA, GEOVANI FERREIRA. IV. REBOUÇAS, GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL. (ORG)
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 190
Edição 2023
ISBN 9786555632392
EAN 9786555632392
Neste segundo volume continuamos apresentando os trabalhos realizados por docentes e discentes da Universidade Federal Rural do Semi - Árido (UFERSA), no âmbito do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). O conteúdo desde volume continua evidenciando a diversidade de interesses acadêmicos no Polo 9 do MNPEF, tanto no que se refere ao campo temático, quanto ao locus de aplicação dos estudos realizados.
Do ensino da física de lançamento de projéteis utilizando foguetes de garrafas PET ao ensino da física da atmosfera por meio de um software; do estudo de astronomia e astronáutica como componente curricular e através de uma gincana astronômica utilizando um aplicativo para smartphone; do ensino da termodinâmica através da metodologia Peer Instruction ao ensino da física moderna utilizando atividade experimentais e histórias em quadrinhos; do ensino
fundamental ao último ano do ensino médio, são abordados aqui, de um modo ou de outro, praticamente todo o conteúdo de física recomendado para educação básica. Há também que se mencionar uma intervenção didática interdisciplinar o ensino de acústica utilizando instrumentos musicais. Sendo assim, o cenário temático do livro contempla as tendências atuais do ensino de física no Brasil. Além dos já mencionados, o livro contempla produtos educacionais com materiais de baixo custo, bem como propostas de unidades de ensino potencialmente significativas utilizando jogos educacionais.