(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE: PERCURSO DE VIDA, FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA
TEREZINHA VALIM OLIVER GONÇALVES; FRANCE FRAIHA-MARTINS
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 228
Edição 2022
ISBN 9786555632385
EAN 9786555632385
Esta obra reúne artigos de participantes do Grupo de Estudos e
Pesquisas (TRANS)FORMAÇÃO, que tratam de reflexões sobre
suas experiências de vida, docência e formação. Foi elaborado
no ano de 2021, em plena pandemia de Covid 19, contexto que provocou mudanças de procedimentos e tomadas de decisão quanto
às pesquisas em andamento, assim como em todas as áreas da existência humana. No primeiro semestre de 2021, foram estudadas as
epistemologias de formação de professores, discutindo as diferentes
racionalidades, técnica, prática e crítica (SCHÖN, 1992; PÉREZ-GÓMEZ, 1992; ZEICHNER, 1993 e 1998; ALARCÃO, 2011), suscitando discussões e reflexões sobre os próprios processos auto formativos, práticas de ensino e formação. Ao final do semestre, os pós-graduandos elaboraram um memorial reflexivo, sobre seu percurso de vida, docência e formação. No segundo semestre, o memorial foi problematizado, em diálogo com a literatura, e se constituiu um artigo memorialístico analítico sobre o percurso formativo de cada um. Cada artigo foi discutido coletivamente ao longo do semestre, tendo uma banca formada por membros do próprio Grupo que faziam leitura aprofundada do texto, encarregados que foram de sugestões de literatura e encaminhamentos para refinamento do artigo. E todos discutiam, questionando, sugerindo, opinando para ajudar a construir. São nove artigos compondo este livro, cujo principal objetivo é oferecer subsídios teóricos e metodológicos de pesquisa e formação de professores, especialmente na área de Ciências e Matemática.