ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO INDÍGENA, METODOLOGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ANTÔNIO NUNES DE OLIVEIRA; MARCOS CIRINEU AGUIAR SIQUEIRA; DIEGO JOSÉ ARAÚJO BANDEIRA (ORG)O
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área ENSINO
Idioma Português
Número de páginas 170
Edição 2022
ISBN 9786555632439
EAN 9786555632439
Este livro aborda o ensino de ciências e matemática em diversos contextos escolares. Os autores apresentam uma coletânea de estudos relacionados à educação indígena, formação de professores, metodologias de ensino e avaliação da aprendizagem.
Os dois primeiros capítulos abordam, com riqueza de detalhes, as experiências dos autores na educação escolar indígena através da etnomatemática, desafios e jogos, bem como no ensino de física através de materiais alternativos. As práticas exitosas citadas demonstram ações inovadoras, superação de desafios, contribuição no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos e físicos.
Os autores nos convidam a refletir sobre alguns desafios encontrados no ensino de Física e Matemática, como, por exemplo, a desmotivação observada em alunos que estudam no turno da noite.
No âmbito da formação docente, os autores nos instigam a refletir sobre a importância das ações extensionistas para o fortalecimento da identidade profissional dos discentes, bem como a importância da integração destes com a comunidade. A tríade ensino-pesquisa-extensão é fundamental para a formação docente plena. Diante disso, o estudo pautado no Ciclo de Palestras da Licenciatura em Física reforça a importância da extensão no percurso formativo dos educandos. Outro aspecto abordado nesta obra trata-se do ensino de física moderna e contemporânea, bem como de história da matemática sob a perspectiva da interdisciplinaridade. Esses conteúdos perpassam diversos aspectos relacionados à formação docente, entre os quais a abordagem teórica e as estratégias didáticas utilizadas.
O livro nos convida também a discutir estratégias e metodologias utilizadas na avaliação no ensino de Física. Por ser um dos elementos chave no processo de ensino e aprendizagem, a avaliação requer um olhar minucioso para que analisemos a eficácia do ensino e a qualidade da aprendizagem. Os autores instigam-nos para uma avaliação mais diagnóstica, mediadora e que estimule a colaboração na construção do conhecimento.