' A BUSCA DA VERDADE EM DESCARTES E LEIBNIZ - JOAQUIN XIRAU

Livraria da F�sica

TeleFONES
Loja virtual
(011) 2648 6666
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avan�ada

Física

A BUSCA DA VERDADE EM DESCARTES E LEIBNIZ
JOAQUIN XIRAU
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Contraponto
Área FILOSOFIA
Idioma Português
Número de páginas 224
Edição 1ª ED 2020
ISBN 9786556390024
EAN 9786556390024
"Joaquín Xirau fazia parte de um grupo de catedráticos que fascinava os alunos em suas aulas de introdução à filosofia ou de lógica." Assim Jordé Mafagall se referiu ao mestre de uma geração de espanhóis que, na década de 1930, teve a trajetória interrompida pela Guerra Civil.

Discípulo de Edmund Husserl e de Max Scheler, colega de José Gaos e Xavier Zubiri, Joaquín Xirau (1895-1946) nos deixou monografias e livros brilhantes, escritos com prosa limpa e virtuosa em seu país natal ou no México, onde, no exílio, encontrou uma morte acidental prematura.

"Leibniz: as condições da verdade eterna" (1921) e "Descartes e o idealismo subjetivista moderno" (1927) ? os dois textos que juntamos nesta edição ? foram preparados enquanto lecionava na Universidade de Barcelona, onde se tornou o decano da Faculdade de Filosofia e Letras. Tratam de dois fundadores da filosofia moderna, autores de obras enciclopédicas.

René Descartes (1596-1650) se esforçou para construir um sistema de conhecimento tão completo quanto Aristóteles. Tratou dos grandes problemas estruturais da metafísica e da epistemologia, refletiu sobre o método, trabalhou meticulosamente em matemática pura e aplicada, escreveu tratados em mecânica e em fisiologia, investigou a natureza do homem e as relações entre mente e corpo, e publicou reflexões abrangentes em psicologia e em ética.

Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) foi outra figura central na história da filosofia e da matemática, com incursões na física, na teologia, na lógica e em outras áreas do conhecimento. Seu nome, junto com o de Isaac Newton, foi imortalizado pela revolucionária descoberta do cálculo diferencial e integral, culminando esforços de séculos.

Ambos se ocuparam extensamente, no fundo, de novas formas de buscar a verdade. O pensamento tradicional, ancorado na revelação divina, era seguro de si. Coube, primeiro, a Descartes a ousadia de tentar demonstrar que era possível descobrir a verdade a partir de um pensamento sistemático, ancorado no método e fundamentado em ideias claras e distintas, articuladas segundo regras igualmente claras de análise e de síntese.

Leibniz, grande polemista, diz que o critério cartesiano não nos oferece uma teoria lógica e objetiva da verdade. Clareza e distinção são avaliações subjetivas de uma ideia, e não critérios que estejam presentes nela. Possível e verdadeira é toda ideia não contraditória em si, toda proposição idêntica ou redutível à identidade, na qual o predicado está contido no sujeito. A tal princípio da identidade, ele agrega o da razão suficiente na construção de seu próprio caminho para responder à questão: o que é algo ser verdade?
Preço da tabela: R$ 70,00
Nosso preço: R$ 49,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)