' E=MC2 E O MUNDO DA MATÉRIA - FABIANA BOTELHO KNEUBIL

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
(011) 3815 8688 ou 3936 3413
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

Lançamento
E=MC2 E O MUNDO DA MATÉRIA
FABIANA BOTELHO KNEUBIL
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área FÍSICA TEÓRICA
Idioma Português
Número de páginas 103
Edição 1ª ED 2022
ISBN 9786555632125
EAN 9786555632125
No começo do século 20, a relatividade introduziu uma nova relação entre massa e energia. Ela teve grande impacto no interior da comunidade científica e, atualmente, seus significados físicos e matemáticos são bastante bem compreendidos. Entretanto, esta situação contrasta com a precariedade do seu ensino.
Este é o cenário para o livro corajoso da Dra, Kneubil. Seguindo um fio condutor claro e seguro, ela trata as diferentes facetas do problema numa perspectiva conceitual unificada. O passeio pelo tema começa com reações nas quais ocorre a transmutação da massa de um sistema em energia, evolui para a massa de átomos e núcleos atômicos, e o leitor é levado a perceber que as energias cinéticas e potencial possuem peso. O que torna esse caminho especialmente excitante e bonito é que, do início ao fim, a cada esquina que se dobra, surge um mundo mais novo e interessante do que o anterior. Por ser compacto e denso, o livro pode ser lido e relido, sempre com proveito e prazer.

do prefácio de Manoel R, Robilotta

"Entre as fórmulas que consagram conquistas das ciências, não há ícone maior que E=mc². Mas mesmo sabendo que E é energia e mc² é massa vezes o quadrado da velocidade da luz muitos ignoram sua relevância, pensando ser sempre desprezível o "peso da energia" já que um objeto aquecido não pesa muito mais do que o objeto frio. Eis algo que este livro, entre outras coisas, desmistifica. Ao Lembrar que prótons e nêutrons são constituídos por trincas de quarks cuja massa é da ordem de centésimo da massa de prótons e nêutrons, mostra-se que a maior parte da massa dos núcleos atômicos vem da energia cinética dos quarks.
Portanto, qualquer massa deste mundo também decorre da energia daquele movimento, mesmo a massa de quem acabou de ler essa frase. Aliás, aproveitando o privilégio de escrever esta contracapa, desafio a leitora ou leitor a avaliar uma importante conversão de massa em energia: Verifique quanto um núcleo do elemento Hélio pesa menos que a soma dos núcleos de Hidrogênio dos quais se formou no interior do Sol, e descubra assim por qual razão, (E=mc²), a estrela que por tanto tempo nos aquece e ilumina não precisa trocar de bateria!!"
Luís Carlos Menezes

Preço da tabela: R$ 39,00
Nosso preço: R$ 35,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)