METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS ATIVAS: UM ENCONTRO COM O ENSINO DE CIÊNCIAS
GERALDO W. R. FERNANDES/ HALANDAM.MARIANO/ LUANA P.L. SCHETINO/ LUCIANA R. ALLAIN
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 226
Edição 2021
ISBN 9786555631548
EAN 9786555631548
As propostas apresentadas neste material compõem uma série
de ações promovidas pelo "Programa Ciências na Escola", fi -
nanciado pelo CNPq, intitulado "Ações de intervenção em escolas
de educação básica no Alto Jequitinhonha, baseadas no letramento
científi co e nas metodologias e abordagens diferenciadas em ensino de Ciências", que fora aprovado na Chamada MCTIC/CNPq n. 05/2019. O projeto e os autores deste livro fazem parte do Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
Ao planejar esta obra, pareceu-nos uma boa oportunidade colocar em
perspectiva algumas metodologias, abordagens e estratégias de ensino
discutidas no GPAMEC, a fim de tornar disponíveis os instrumentos e os conhecimentos adquiridos quando se desenvolvem aulas consideradas ativas, especialmente no ensino de Ciências, que, por vezes, são mal compreendidas pelos licenciandos e professores da educação básica. Não se trata, contudo, de uma obra de investigação, mas de uma tentativa de tornar amplamente disponíveis os procedimentos, abordagens, estratégias e ações, e, antes de mais nada, os questionamentos e reflexões para tornar o ensino de Ciências mais ativo e participativo por parte dos alunos.
Os textos que constituem os capítulos deste livro foram escritos para os
licenciandos, pós-graduandos e professores de Ciências, e servem apenas como material de apoio. Tais textos são indicações e orientações a partir dos trabalhos consolidados na literatura e nos diferentes grupos de pesquisa. Por isso, não existe uma preocupação em oferecer muitos exemplos ou aprofundar a produção teórica e acadêmica sobre tal temática, uma vez que ela ainda é escassa para o ensino do Ciências.