' ENTRE EPIDEMIA E IMIGRAÇÃO: UM VIÉS DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DA POPULAÇÃO DO GRÃO-PARÁ - ANTONIO OTAVIANO VIEIRA JUNIOR

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
(011) 3815 8688 ou 3936 3413
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

ENTRE EPIDEMIA E IMIGRAÇÃO: UM VIÉS DE INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA DA POPULAÇÃO DO GRÃO-PARÁ
ANTONIO OTAVIANO VIEIRA JUNIOR
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área HISTÓRIA
Idioma Português
Número de páginas 190
Edição 2021
ISBN 9786555631081
EAN 9786555631081
Qual a ligação entre uma epidemia que aconteceu na Amazônia e o
movimento imigratório de açorianos e africanos para a região? E
quais os impactos desses fluxos populacionais para a capitania
do Grão-Pará? São as perguntas fundamentais que esse livro pretende responder.
O presente trabalho busca analisar os anos entre 1748-1778, no
Grão-Pará, a partir da história da população. Para tanto, o foco é sobre dois importantes eventos articulados entre si e com desdobramentos demográficos: epidemia e imigração. A epidemia, que será a base inicial da pesquisa, ocorreu entre os anos de 1748-1750 e atingiu prioritariamente a população indígena, o que gestou a intensificação de demandas relacionadas à oferta de mão de obra. Nesse sentido, a Coroa lusitana apostará em dois fluxos imigratórios como solução para a crise instalada: africanos e açorianos. O viés de investigação destaca a produção de múltiplas realidades demográficas internas à capitania, o que nos faz problematizar acerca da necessidade de se pensar na heterogeneidade da composição populacional da região.
Preço da tabela: R$ 33,00
Nosso preço: R$ 26,40
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)