Lançamento
SEMIÓTICA APLICADA À EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: SIGNOS DE TIPO INDICAÇÕES CIRCUNSTANCIAIS EMITIDOS PELO PROFESSOR EM ATIVIDADE DISCURSIVA
CARLOS EDUARDO LABURÚ. OSMAR HENRIQUE MOURA DA SILVA E PAULO SÉRGIO DE CAMARGO FILHO
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 105
Edição 1ª ED 2021
ISBN 9786555631166
EAN 9786555631166
O livro expõe uma proposta de transposição didática de estudos em semiótica para o ensino das ciência, com aplicações práticas para a sala de aula. O referencial semiótico abordado perpassa por conceitos de diferentes autores e referências, mas o trabalho vem norteado pela releitura de conceitos da teoria da comunicação de Luís Jorge Prieto. A obra tem como objeto o aprimoramento da construção dos conhecimentos científicos dos aprendizes na sala de aula, mediante ações discursivas guiadas pelo professor. O conceito central que se destaca no trato do processo discursivo é o de "indicação circunstancial", um neologismo retirado de Prieto. Esse elemento sígnico, que o professor pode vir a se basear para orientar atividades discursivas, tem como objetivo mediar a interlocução dialógica com os estudantes, para superar incompreensões do que está sendo ensinado por meio de estimulação da reflexão autônoma. Como princípio educacional, a proposta considera fundamental tornar os aprendizes participantes ativos na constrição dos conhecimentos ensinados.
A leitura da teoria é contrastada com exemplos que auxiliam não só na compreensão da ideias, mas servem para mostrar situações ocorridas em sala de aula e que, portanto, são factíveis de serem aplicadas na escola. Ainda que os exemplos apresentado tenham a finalidade de ilutrar a proposta em uma disciplina específica, a obra é extensível para qualquer ensino de ciências.
Confia-se que a leitura do livro, dirigido ao professor de educação científica, contribua para um aprimoramento profissional constante e enriquecimento da qualidade da formação dos estudantes.