FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS
ADRIANA RICHIT E HÉLIA OLIVEIRA
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 204
Edição 1A EDIÇÃO 2021
ISBN 9786555630374
EAN 9786555630374
A temática colocada em discussão neste livro ganhou atualmente um novo impulso devido às transformações sociais, culturais, econômicas e, sobretudo, educacionais impostas pela pandemia da COVID-19 que o mundo está a enfrentar. Nesta direção, nos reportamos à afirmação de Wayne Bross, elaborada há 14 anos, para problematizar o tempo presente da educação mundial, que se viu compelida a tornar realidade muito do que se preconizava ao longo dos anos 1990 e na primeira década do século atual em face da necessidade de promover o ensino remoto.
O tempo presente pressionou os sistemas de ensino, os gestores da educação, as escolas, os especialistas e, principalmente, os professores a transcender a 'fé no potencial das tecnologias' para a 'concretização do ensino possível a partir das tecnologias'. Foi necessário transcender as expectativas acerca do potencial das tecnologias em educação, para a concretização do possível, ou seja, daquilo que cada realidade, cada rede de ensino e cada instituição podia disponibilizar aos seus professores e a oferecer aos seus alunos.
O objetivo deste livro é mobilizar um conjunto de reflexões sobre a formação continuada de professores em contextos permeados pelas tecnologias, assim como sobre os movimentos de incorporação de recursos das tecnologias nos processos educativos, especialmente em educação matemática.
A obra compõe-se de investigações dedicadas à formação continuada de professores, contemplando questões relacionadas às possibilidades, desafios e implicações da integração das tecnologias digitais para o desenvolvimento profissional docente em educação, educação matemática e ciências, assim como pesquisas relacionadas à incorporação das tecnologias nas práticas em educação matemática.