CIÊNCIA EM DIA: JORNADAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. CIÊNCIA PARA A REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
ELOI TEIXEIRA CÉSAR ( ORG)
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Idioma Português
Número de páginas 140
Edição 1A. ED. 2020
ISBN 9788578616229
EAN 9788578616229
Este livro tem como tema o que foi proposto para discussão na Sétima Jornada de Divulgação Científica, a "Ciência para Redução das Desigualdades". Os textos aqui apresentados denotam o esforço
de um grupo de pesquisadoras e pesquisadores comprometidos com a verdade, com o compromisso moral e científico do Centro de Ciências da UFJF de tornar a Ciência um bem acessível a todas as pessoas. Um grupo que leva a Ciência para as ruas, praças e escolas, empenhado em diminuir as desigualdades de todas as espécies.
O primeiro capítulo, "Arduíno Não é só Para Meninos", apresenta o relato de um minicurso, ministrado durante a 7ª Jornada de Divulgação Científica, que oportunizou o contato de meninas, alunas do Ensino Básico em escolas públicas, com elementos de programação, lógica e o desenvolvimento de pequenos circuitos elétricos, despertando o interesse delas para as carreiras científicas e tecnológicas. O segundo capítulo, "Uso de Softwares de Visualização no Ensino", continua no contexto das tecnologias, apresentando o relato de uma oficina que combina o uso de novas tecnologias e ferramentas de visualização como recurso auxiliar no ensino e na compreensão da Ciência. Também busca incluir, atrair e incentivar a presença e a participação de meninas, em especial meninas negras, em espaços ocupados
majoritariamente por homens. O texto ainda inclui exemplos de mulheres que foram ícones no desenvolvimento do pensamento científico e cultural da humanidade.
"Contando Nossas Histórias", o terceiro capítulo, apresenta uma oficina
que traz relatos de trajetórias de vida de mulheres envolvidas em atividades científicas, seja como pesquisadoras, professoras, estudantes de graduação ou de pós-graduação nas diversas áreas do conhecimento humano (Física, Química, Antropologia, Educação e Engenharias). O quarto capítulo, "Arqueologia da experimentação nas oficinas de Expressões Tecnológicas", nos leva a passear
por atividades que perpassam a experimentação da matéria, suscitando a criação e a imaginação de crianças na construção de objetos a partir de elementos e técnicas específicas de populações indígenas, circunscritas no território brasileiro.
A realização dessas oficinas possibilitou abordar a relação de alteridade e diversidade cultural a partir da experimentação de sentidos vivificados. "Tem Menina no Laboratório" apresenta um circuito de atividades desenvolvidas para desafiar e estimular meninas, por meio do diálogo, ao questionamento e à observação crítica de fenômenos físicos e desafios matemáticos.
O sexto e último capítulo resgata a tradição das feiras escolares, com um relato sobre uma "Feira de Matemática: apresentando novas práticas de ensinar e aprender Matemática".