' O SHOW DO EU: A INTIMIDADE COMO ESPETÁCULO - PAULA SIBILIA

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
3936 3413
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

O SHOW DO EU: A INTIMIDADE COMO ESPETÁCULO
PAULA SIBILIA
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Contraponto
Área SOCIOLOGIA
Idioma Português
Número de páginas 360
Edição 1ª ED 2016
ISBN 978578661205
EAN 978578661205
"Quanto mais a vida cotidiana é ficcionalizada e estetizada com recursos midiáticos, mais avidamente se procura uma experiência autêntica, verdadeira, não encenada. Busca-se o realmente real ? ou, pelo menos, algo que assim pareça. Uma das manifestações dessa fome de veracidade na cultura contemporânea é o anseio por consumir lampejos da intimidade alheia. Em meio ao sucesso dos reality-shows e das redes sociais, o espetáculo da realidade faz sucesso: tudo vende mais se for real, mesmo que se trate de versões performáticas de uma realidade qualquer. A internet é um palco privilegiado desse movimento, com a proliferação de confissões reveladas por um eu que insiste em se mostrar sempre ambiguamente real. Mas o fenômeno é bem mais amplo e atinge diversas modalidades de expressão artística e midiática."
Paula Sibilia


Na passagem do século XX para o XXI, um conjunto de novos hábitos suscitou perplexidades e polêmicas. Por toda parte surgiam canais que permitiam tornar públicos os diversos aspectos daquilo que até então se considerava o mais privado de cada um: a intimidade. Em pouquíssimos anos nos familiarizamos com fenômenos hoje tão assentados como os reality-shows e os blogs, bem como as redes sociais, os vídeos e as selfies que inundam a internet.

Neste livro, que é reeditado agora em versão atualizada e definitiva, Paula Sibilia elaborou uma instigante reflexão sobre tais novidades da sociedade tecnologizada. Mas, em vez de colocar o foco nos aparelhos que lhes dão vazão e que costumam deslumbrar com suas sedutoras potencialidades, ela prestou atenção a outro fator envolvido nessas interações: os usuários. Sob essa perspectiva, a análise que se oferece aqui sugere que tais práticas não só demandam como também estimulam o desenvolvimento de modos inéditos de ser e estar no mundo.

O que está acontecendo, portanto, seria uma importante transformação histórica, que inclui ingredientes de todo tipo, mas aponta, sobretudo, para uma notória mutação das subjetividades. A fim de constatar essa metamorfose, a autora examina o veloz distanciamento que se produz nos últimos anos nos modos tipicamente modernos de se relacionar consigo, com os outros e com o mundo. Por isso, os instrumentos que eram utilizados de forma prioritária para a construção de si ? do diário íntimo e as trocas epistolares até os romances e a psicanálise, por exemplo ? estão sendo eclipsados pelas tecnologias digitais de comunicação em rede.

Nesse cenário recentemente sacudido, perde força a crença numa interioridade oculta, embora essencial e mais verdadeira que as vãs aparências, e que se acreditava hospedada no âmago dos indivíduos. Esse eixo agora se desloca em direção a tudo aquilo que se vê: o aspecto físico e a imagem pessoal de cada um, sem dúvida, mas também o comportamento visível e a performance cada vez mais compartilhada nas telas. Trata-se, afinal, do triunfo da era do narcisismo. Pois o que costuma brilhar em todas essas manifestações tão contemporâneas ? que, além das mídias mais tradicionais e as interativas, também contempla os diversos campos artísticos e a vida cotidiana de qualquer um ? é um espetáculo ao mesmo tempo monótono e estridente, que ainda está em plena expansão: o show do eu
Nosso preço: R$ 88,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)