' UNIVERSALISMO E DIVERSIDADE: CONTRADIÇÕES DA MODERNIDADE-MUNDO - RENATO ORTIZ

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
3936 3413
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

UNIVERSALISMO E DIVERSIDADE: CONTRADIÇÕES DA MODERNIDADE-MUNDO
RENATO ORTIZ
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Boitempo
Área SOCIOLOGIA
Idioma Português
Número de páginas 176
Edição 1ª ED 2015
ISBN 9788575593943
EAN 9788575593943
Em seu novo livro, o sociólogo Renato Ortiz expõe o mal-estar do universalismo ao refletir sobre a percepção do pluralismo, da diversidade e do relativismo cultural no contemporâneo. Para Ortiz, a "diversidade", isto é, a forma como a pensamos e a discutimos hoje, pode ser considerada um emblema da globalização, que nos remete aos impasses e às incertezas do presente.

Na busca por respostas consensuais em relação aos problemas comuns - as guerras, a dominação tecnológica, a divisão das sociedades em civilizadas e bárbaras, o racismo -, nossas certezas em relação ao universalismo dos filósofos iluministas já não nos servem de guia. "As qualidades positivas, antes atribuídas ao universal, deslocam-se para o 'pluralismo' da diversidade", afirma o sociólogo.

Nesse sentido, o antagonismo entre o universal e o particular; o comum e as diferenças; vai muito além do meramente conceitual: caracteriza o "espírito de nosso tempo". Ortiz se propõe a discutir em que sentido essas antinomias "falam" de nossa condição e a compreender o uso que a sociedade faz delas, como por exemplo, a forma como as empresas absorvem a questão da diversidade dentro do contexto de mercado, tema sobre o qual o sociólogo se debruça em um dos cinco ensaios que compõem o livro.

Para fechar, no anexo "Imagens do Brasil", perguntando-se acerca do sentido do debate a respeito da identidade nacional no mundo contemporâneo, o autor convida a uma reflexão muito original sobre as construções simbólicas da brasilidade.
Nosso preço: R$ 42,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)