TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
SUELI LIBERATTI JAVARONI / MARIA TERESA ZAMPIERI
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 108
Edição 2A. ED. 2019
ISBN 9788578616175
EAN 9788578616175
Esse livro tem diversas expressões que poderiam ser sua palavra-chave. A intensidade das ideias apresentadas transpira por suas páginas. Ao tratar de um projeto de pesquisa com financiamento de dinheiro público, esse livro é uma prestação de contas. É claro que todos os relatórios oficiais do projeto e dos bolsistas foram encaminhados a CAPES, agência de fomento tão importante no cenário educacional brasileiro. Mas a ideia de apresentar uma síntese deste projeto na forma de livro é um modo transparente de prestar contas de um projeto para a sociedade, e em particular para comunidade científica. Era de se esperar que o estado mais rico do país fosse ter tecnologias digitais borbulhando em suas salas de aula. O projeto mostra que isso é tão pouco verdade, que houve necessidade de se pensar em "descontruir" o título do livro: de Mapeamento para "Desmapeamento", cunhando talvez um neologismo. Há muito menos tecnologias digitais nas escolas públicas de São Paulo do que se poderia supor! Como em um deserto, os pesquisadores continuaram em busca de oásis ... e encontraram, mas mais do que isso, pensaram em como trazer água para um terreno tão árido, com tão pouca tecnologia digital utilizada em sala de aula, em pleno século XXI. O "Mapeamento" - nome carinhoso com o qual o projeto foi tratado dentro do grupo de pesquisa ao qual pertencem as autoras, GPIMEM - é então projeto de pesquisa e projeto de intervenção, se associando à tradição de pesquisa-ação. O projeto documenta onde as tecnologias digitais são utilizadas, onde não são e busca apontar maneiras para modificar a situação em que se encontravam as escolas até o início de 2017, apontando caminhos, ou melhor: construindo trilhas! Fazer pesquisa no terceiro mundo já é uma insubordinação, e com corte de verbas com o projeto em pleno andamento é mais ainda! A líder desse projeto, Sueli Liberatti Javaroni, junto com sua orientanda e colaboradora, Maria Teresa Zampieri - autoras desse livro - são colegas de grupo de pesquisa há anos: são mulheres líderes, o que também já 12 SUELI LIBERATTI JAVARONI & MARIA TERESA ZAMPIERI aponta outra insubordinação, tema com o qual elas encerram o livro. São mulheres que lideraram e co-lideraram orientações dentro do projeto, administração e articulação do mesmo. É dentro deste espírito, que se torna uma honra ser convidado para escrever o prefácio de tão importante livro. As autoras dão sua feição, a ideias articuladas coletivamente, dentro do grupo. Expressam e contribuem, dialeticamente, com o próprio grupo de pesquisa, ao articularem pesquisa com tecnologias digitais, com a escola púbica. Sueli e Maitê, como são carinhosamente conhecidas no PPGEM, entram em um novo patamar em suas carreiras, ao apresentarem esse livro. É neste sentido que é um prazer, dar um tempo, em um congresso internacional de pesquisa, na espera do avião de volta, para escrever esse prefácio. Essas colegas que já tanto me ajudaram com minha própria pesquisa, e minha atividade docente, ajudam agora mais uma vez, me dando o privilégio de ler antecipadamente o livro que elas escreveram. Com este livro compõem mais uma parte do mosaico de pesquisas do GPIMEM e da Educação Matemática Brasileira. Não é um mero pedaço a mais, é uma nova frente, já que sintetiza várias pesquisas, dentre elas teses, dissertações e pesquisas de Iniciação Científica. Assim esse livro abre nova frente, dentro do GPIMEM e da comunidade em geral: trata de uma forma de pesquisa que não tinha sido feita nos 25 anos do grupo, e porque não dizer nos 35 anos da "fase científica" da Educação Matemática Brasileira. Em tempo em que o "público" é atacado por todas as forças que querem a privatização de tudo, para aumentar o lucro de poucos, é ótimo ver um livro sobre escola pública, feito com dinheiro público, apoiado em pesquisa de qualidade baseada na universidade pública e gratuita. O leitor irá aprender, através dessa janela construída pelas autoras, um pouco mais sobre o que passa nas escolas públicas desse país.