CONTEÚDOS CORDIAIS BIOLOGIA HUMANIZADA PARA UMA ESCOLA SEM MORDAÇA
PEDRO PINHEIRO TEIXEIRA/ ROBERTO DALMO / GLORIA REGINA PESSOA
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Editora Editora Livraria da Física
Área BIOLOGIA
Idioma Português
Número de páginas 188
Edição 1A. ED. 2019
ISBN 9788578615963
EAN 9788578615963
VIVEMOS momentos de retrocesso no que respeita aos direitos humanos e ao bem-estar, justiça e inclusão sociais. Várias comunidades sofrem politicamente, emocionalmente e fisicamente, por causa de uma sociedade que não cuida da totalidade dos seus membros, ignorando os mais vulneráveis e sujeitando-os a comportamentos discriminatórios e persecutórios influenciados pela ignorância, pelo preconceito e pela intolerância.Os efeitos negativos da modernidade e da globalização têm-se intensificado e as instituições sociais e políticas parecem incapazes ou não estão dispostas a responder efetivamente às múltiplas situações de injustiça. As assimetrias sociais têm-se agravado, perpetuando um sistema que beneficia apenas uma pequena minoria, à custa do sofrimento e da exclusão da maior parte da população. O clima político e social global está saturado de raiva, medo, desconfiança e desânimo. A polarização política repercute-se em divisões e conflitos tanto dentrodas comunidades como das próprias famílias. Como podemos contrariar esta situação? Como podemos combater as causas de tais injustiças? Como podemos contribuir para a diminuição do sofrimento humano? O livro que têm nas vossas mãos (e que tenho o prazer de prefaciar) constitui um excelente bálsamo para a dor e o sofrimento destes tempos difíceis, fazendo-nos acreditar e ter esperança em melhores dias. É um livro sobre o poder da educação e dos cidadãos na luta contra ideologias e estruturas que restringem os direitos e o acesso daqueles que afirmam servir. Constitui um manifesto contra o fatalismo, o pessimismo, a apatia ou a complacência perante a injustiça social, através da apresentação de propostas educativas promotoras de reflexão e questionamento sobre os problemas da sociedade atual, com o intuito de empoderar os cidadãos para a transformação social no sentido da construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável. Apresenta uma perspetiva humanista da educação em ciências que combina a abordagem de conteúdos de biologia com a educação para a cidadania global, a educação para a cidadania ambiental, a educação para os direitos humanos, a educação intercultural e a educação para o desenvolvimento e a paz. Dessa forma, a educação em ciências é assumida como um pretexto e um contexto para o desenvolvimento de conhecimentos, capacidades e atitudes que capacitem os cidadãos para enfrentarem os desafios e as injustiças do seu quotidiano. Neste livro, a biologia é apresentada de uma forma socialmente contextualizada que reforça a percepção dos alunos acerca da importância e da relevância da educação em ciências para a resolução dos problemas que afetam as nossas comunidades. Segundo essa perspetiva, o sucesso dos alunos na escola e na vida não depende apenas do sucesso académico mas, também, da vivência de oportunidades de desenvolvimento intra e interpessoal e de exercício de cidadania em situações que considerem socialmente relevantes. Os alunos necessitam que os incentivem a assumir a responsabilidade pela promoção da justiça social na escola e nas comunidades em que vivem. Trata-se de um livro que permite aos professores de biologia assumirem o seu papel de cidadãos críticos, mobilizados contra a injustiça e implicados ativamente na melhoria da sociedade. Apresenta um conjunto de propostas educativas promotoras do respeito pelas diferenças, do bem-estar dos indivíduos e das comunidades, da transformação pessoal e da mudança social. A discriminação e a subvalorização de determinados grupos não termina com a promulgação de novas leis, mas através do envolvimento dos cidadãos numa reflexão crítica sobre os preconceitos e a falta de vontade que nos impedem de aproximar-nos daqueles que são diferentes. Exige diálogos incômodos e difíceis com os "outros" que facilitem o conhecimento mútuo e permitam a construção de estratégias para a superação das nossas muitas divisões. Exige, também, um conhecimento mais profundo da realidade social e política que nos permita compreender e desafiar os fatores que contribuem para a perpetuação dessas divisões. Construído por um grupo de educadores e ativistas extremamente competentes e fortemente empenhados na construção de uma sociedade melhor e mais justa, este livro de grande rigor e qualidade científico-pedagógica prepara-nos para exercermos as nossas responsabilidades para com os grupos e as comunidades que lutam pela sobrevivência e afirmação social e cultural em todo o Mundo. Trata-se de um livro que se lê com muito gosto e que, ao ler-se, nos interpela como cidadãos e nos conduz através de um autoexame dos nossos preconceitos e da nossa relação com os "outros".