CADERNOS ESCOLARES E A ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
WAGNER RODRIGUES VALENTE (ORG)
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Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 174
Edição 1A. ED. 2017
ISBN 9788578615147
EAN 9788578615147
Essa produção ensejou a publicação de
obras-síntese resultantes dos estudos apresentados em Seminários
Temáticos do GHEMAT.
Esses estudos têm explicitado o desenvolvimento do projeto
coletivo de pesquisa intitulado "A Constituição dos Saberes
Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no
curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970",
que obteve auxílio do CNPq por meio de Edital Universal, reunindo
grupos de pesquisa de cerca de vinte estados brasileiros.
A presente obra soma-se a esses resultados já obtidos. Desta
feita, tendo em conta cadernos escolares com registros de aulas de
matemática. O livro foi elaborado a partir de enorme esforço de
organização de um banco de dados com cadernos escolares.
No processo de escrita desta obra, tomaram-se os estudos apresentados
no XV Seminário Temático de Pelotas, RS, realizado entre
os dias 29 e 30 de abril e 1o de maio de 20173. No total, o encontro
reuniu cerca de 80 trabalhos resultantes de estudos históricos
tendo em conta o uso de cadernos escolares com registros de aulas
de matemática como fontes para as pesquisas.
Na análise dos cadernos com vistas à história da educação
matemática, os capítulos buscaram ter em consideração a complexidade
desse dispositivo escolar. E, neste caso, a escrita do Capítulo
1 desta obra trouxe reflexões fundamentais para os pesquisadores e
interessados em lançar mão de cadernos escolares para a escrita histórica.
Cadernos escolares como fonte e objeto da História da Educação
é o título do primeiro capítulo, no qual a pesquisadora Eliane Peres4
atenta para o fato de que um "caderno não é apenas um objeto, não
é somente um suporte de registro, mas sim um dispositivo de aprendizagem
gráfica, que permite à criança (ou ao adulto em processo
de aprendizagem) entrar nas múltiplas funcionalidades sociais da
escrita". Desse modo, ao pesquisador, cabe atentar para a complexidade
da leitura desses objetos/fontes, que não apenas registram
e revelam traços de práticas escolares, mas são constitutivos dessas
práticas e, portanto, da cultura escolar. Tendo em vista essa ponderação,
o texto remete o leitor a conceitos, tipologias e classificações
de cadernos escolares, realizando importante inventário bibliográfico
que inclui obras nacionais e internacionais que vêm tratando
desse tipo de fonte para a escrita da História da Educação.