Lançamento
PESQUISAS (COM) NARRATIVAS: A PRODUÇÃO DE SENTIDOS PARA EXPERIÊNCIAS DISCENTES E DOCENTES.
ADAIR MENDES NACARATO (ORG.)
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 364
Edição 1ª EDIÇÃO 2018
ISBN 9788578615468
EAN 9788578615468
O rigor metodológico e analítico dos trabalhos reunidos neste livro,
organizado pela pesquisadora-professora Adair Mendes Nacarato,
com resultadosde pesquisas conduzidas por ela e pelos demais autores
vinculados ao HIFOPEM-CNPq - Grupo Histórias de Formação de Professores
que Ensinam Matemática - , do qual ela é Líder na Universidade São
Francisco.
A leitura dos textos nos dá a perceber que os autores pesquisadores-
professores do HIFOPEM, para além de ensinar matemática,
que assusta uma grande maioria dos mortais, também nos
ensinam a combinar lógicas, como fazem tão bem em Matemática,
enveredando pelas mais diversas vertentes da pesquisa qualitativa,
incluindo a pesquisa (auto)biográfica em Educação, espaço por onde
venho navegando nos últimos anos, e que Adair, jogando com as
palavras, demarca o de seu grupo: o da pesquisa (com)narrativa
PREFÁCIO: CONTOS DA EXPERIÊNCIA, REFLEXIVIDADE E CONHECIMENTOS:UMA COMBINATÓRIA DE LÓGICAS NARRATIVAS
Maria da Conceição Passeggi 9
APRESENTAÇÃO 15
AS NARRATIVAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE PERTENÇA E DE RESPONSIVIDADE
Cidinéia da Costa Luvison | Luzia Batista de Oliveira Silva 23
NARRATIVAS DE ADOLESCENTES DO Campus MACHADO DO IF SUL DE MINAS :DIÁLOGO E REFLEXÃO SOBRE TEMAS IMPORTANTES DE NOSSOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS E DE NOSSA INSTITUIÇÃO
Rosicler Aparecida de Oliveira 49
INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NARRADAS POR JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Renata Bernardo 73
NARRATIVAS DE FUTURAS PROFESSORAS: PAISAGENS DESENHADAS SOBRE OS MODOS DE ENSINAR MATEMÁTICA
Denise Filomena Bagne Marquesin | Adair Mendes Nacarato 91
A ENTREVISTA NARRATIVA E O DIÁRIO REFLEXIVO COMO FORMAS DE PRODUÇÃO DE DADOS SOBRE O PIBID COMPUTAÇÃO - UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO
INICIAL DOCENTE
Cristina Carvalho de Almeida 109
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CURSO DE LICENCIATURA
EM COMPUTAÇÃO: A VISÃO DE UM ALUNO EM FORMAÇÃO
Daniela Augusta Guimarães Dias | Luzia Batista de Oliveira Silva 131
7
MEMORIAL DE FORMAÇÃO: DA ESCOLA RURAL AO DOUTORADO EM EDUCAÇÃO
Iris Aparecida Custódio 155
O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO MEMORIAL DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Silvia Maria Medeiros Caporale 177
NARRATIVAS DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: MARCAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA TRAJETÓRIA DE FORMAÇÃO
Jónata Ferreira de Moura 201
AS FESTIVIDADES DO FINAL DE ANO: A CULTURA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL FOTO NARRADA PELAS PROFESSORAS DA PRIMEIRA INFÂNCIA
Cleane Aparecida dos Santos 219
NARRATIVAS DE SI E TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO NO GRUPO DE DISCUSSÃO REFLEXÃO: A PROFESSORA ALEXANDRA
Marjorie Samira Ferreira Bolognani 243
E AGORA, JOSÉ? DE ESTUDANTE A DOCENTE DE MATEMÁTICA: A DIFÍCIL TRANSIÇÃO
Martha Regina Egéa Kleine 265
EM TERRAS LUSITANAS: NARRATIVAS E VIVÊNCIAS SOBRE FORMADORES(AS) DE PROFESSORES(AS) QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Carlos André Bogéa Pereira | Margarida Maria Amaro Teixeira Rodrigues 287
IMPLICAÇÕES DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO TRABALHO DOCENTE DO FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Christiane Novo Barbato 307
UMA CAMINHADA PELA PESQUISA (COM)NARRATIVA: A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UM PERCURSO TEÓRICO E METODOLÓGICO POR UM GRUPO DE PESQUISA
Adair Mendes Nacarato 331
SOBRE OS AUTORES 357