DIVERSIDADE SOCIOCULTURA INDÍGENA: NOVOS OLHARES PARA A PESQUISA, O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAS
ELISÂNGELA APARECIDA P. DE MELO E GERSON RIBEIRO BACURY
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área ENSINO
Idioma Português
Número de páginas 237
Edição 2018
ISBN 9788578615413
EAN 9788578615413
Tive a honra de ser convidado pelos organizadores deste livro para escrever algumas linhas sobre a obra. A Educação Indígena foi, e ainda é, uma das minhas paixões. Já faz algum tempo que não me dedico ao tema, mas sempre fico atento toda vez que me deparo com ele. Assim, um novo livro tratando da formação dos professores indígenas é sempre uma esperança a mais, para mim. Ver o tema abordado, com tamanha seriedade, respeitando as culturas, valores e crenças dos povos indígenas, é um dos meus sonhos como educador. Somente um indígena pode assumir tal compromisso, pois é ele o melhor conhecedor de sua cultura. E fazer esse trabalho com a Matemática do "não-indígena" é uma tarefa desafiadora, mas necessária. Uma vez um indígena me disse: "o 'branco' usa a Matemática como uma 'arma', precisamos também ter essa 'arma', para podermos lutar de igual para igual com eles". Essa consciência política, que o indígena me transmitiu, convenceu-me ainda mais a importância que tem para eles possuírem esse bem da humanidade: a Ciência Matemática. O livro que tens em mãos traz várias experiências de como fazer esse processo.
Profº Dr Eduardo Sebastiani Ferreira
campinas, SP, 2018