' PERSPECTIVAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS - LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC / LUIZ CARLOS LEAL JUNIOR / MARCIO PIRONEL (ORG)

Livraria da F�sica

TeleFONES
Loja virtual
(011) 2648 6666
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avan�ada

Física

PERSPECTIVAS PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC / LUIZ CARLOS LEAL JUNIOR / MARCIO PIRONEL (ORG)
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 472
Edição 1A. ED. 2017
ISBN 9788578615079
EAN 9788578615079
Os organizadores buscaram reunir uma coleção de ensaios coerentes e estimulantes de autoria de destacados autores do Brasil e do exterior, que tecem importantes considerações sobre o estado da arte nos dias de hoje. Os ensaios fazem uma ampla revisão dos conceitos e das práticas de Resolução de Problemas em Matemática. Não é uma tarefa fácil escrever sobre Resolução de Problemas, pois é uma área em que há muitas perspectivas e diferentes formas de compreensão e implementação em sala de aula, sendo assim muito ativa em todo o mundo. Esta obra é uma contribuição efetiva à área de Resolução de Problemas e sintetiza os avanços mais recentes. Em catorze capítulos, o leitor poderá encontrar perspectivas para o tema de caráter teórico, prático, empírico, pragmático, refl exivo, analítico e crítico a respeito da efetivação do trabalho didático-pedagógico na ação da sala de aula. Da metodologia à fi losofi a, da epistemologia à prática, do construtivismo ao sociointeracionismo, da psicologia do desenvolvimento à psicologia da Educação (Matemática), do empirismo ao conexionismo, do pragmatismo às Teorias da Aprendizagem, muitos são os caminhos e as linhas de força que atravessam o campo da Educação Matemática passando e avançando sobre a Resolução de Problemas. O GTERP, que tem esse objeto como o espectro fundamental de sua existência, entende que a Resolução de Problemas pode ser realizada através de atividades educacionais e educativas, nos âmbitos da Formação de Professores, Ensino, Aprendizagem, Avaliação, História da Educação Matemática, Filosofi a da Educação Matemática, Psicologia da Educação Matemática, Trabalho Cooperativo e Colaborativo, entre outros.

Sumário

Prefácio ....................................................................................9

Introdução ...............................................................................13

Formação de Professores e Resolução de Problemas: um Estudo a partir de Teses e Dissertações Brasileiras........21 Andresa Maria Justulin Fabiane Cristina Höpner Noguti

Resolução de Problemas e Formação de Professores: um Olhar sobre a Situação em Portugal .........55 Lurdes Serrazina

Variáveis e metodologias em pesquisa sobre resolução de problemas ..........85 Jeremy Kilpatrick

O Professor-Pesquisador Diante da Produção Escrita dos Alunos ...109 Beatriz Silva D'Ambrosio

Resolução de Problema um Tema em Contínua Discussão: vantagens das Resoluções Visuais ......................131 Isabel Vale

Reformulando: Abordando a Resolução de Problemas Matemáticos como Investigação ...........................163 Jeremy Kilpatrick

Resolução de Problemas no Ensino Superior ..............................189 Nilton Cezar Ferreira Lilian Esquinelato da Silva Egidio Rodrigues Martins

O Problema da Calha e o uso da Metodologia de Ensino-AprendizagemAvaliação de Matemática através da Resolução de Problemas nos Cursos de Engenharia .............221
Fernanda dos Santos Menino Lourdes de la Rosa Onuchic

O Computador no Ensino e Aprendizagem de Matemática: reflexões sob a Perspectiva da Resolução de Problemas ...................247
Norma Suely Gomes Allevato Ana Paula Jahn Lourdes de la Rosa Onuchic

O papel da Avaliação na Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas ....279 Marcio Pironel Sabrina Aparecida Martins Vallilo

Perspectivas de Resolução de Problemas por meio de Articulações entre Teoria, Prática e Conceitos sobre Comunidade de Prática ......305 Luiz Carlos Leal Junior Rosana Giaretta Sguerra Miskulin

Um caminhar crítico reflexivo sobre Resolução, Exploração e Proposição de Problemas Matemáticos no Cotidiano da Sala de Aula ............................355 Silvanio de Andrade

Resolução de Problema, uma matemática para ensinar? ..............397 Rosilda dos Santos Morais Lourdes de la Rosa Onuchic Luiz Carlos Leal Junior

Perspectivas para a Resolução de Problemas no GTERP ..............433 Cecilia Pereira de Andrade Lourdes de la Rosa Onuchic

Os autores ...............................................................467
Preço da tabela: R$ 90,00
Nosso preço: R$ 63,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)