Lançamento
O ENSINO DE ARITMÉTICA POR MEIO DE INSTRUMENTOS
ANA CAROLINA COSTA PEREIRA / EUGENIANO BRITO MARTINS
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 98
Edição 2017
ISBN 9788578614645
EAN 9788578614645
A Educação Matemática é uma área recém-criada em relação
à Matemática, ciência milenar, bem estruturada, pautada
em bases lógicas e bem definidas. Ela não possui uma única
metodologia de estudo, nem tampouco uma teoria visivelmente
representada, entretanto, está centrada em pesquisar o ensino e o
aprendizado da Matemática.
Dentre os vários componentes que são incorporados ao campo
da Educação Matemática, ocasionalmente, são produzidos materiais
metodológicos que podem ser incorporados pelo docente em suas
realizações diárias (BARONI; NOBRE, 1999). Esses "objetos" são
estabelecidos a partir de uma reflexão teórico-metodológica e são
difundidas por meio de propostas didáticos-pedagógicas. No campo
da Educação Matemática é o que conhecemos como "tendências"
ou "linhas de pesquisas" tais como a Modelagem Matemática,
a Etnomatemática, a Informática, a Resolução de problemas, a
Formação de Professores, a Filosofia da Matemática, a Psicologia da
Matemática e a História da Matemática.
Entretanto, não podemos reduzir a História da Matemática
apenas como um simples "objeto" metodológico, visto que ela é uma
área de conhecimento matemático, um campo de investigação científica
que "dá acesso a diferentes ideias, argumentos, temas e outras
questões que foram esquecidas (ou abandonadas), incentivando
novas reflexões sobre a construção do conhecimento" (SAITO,
2015, p. 20). Ainda nessa vertente, Miguel e Miorin (2004, p. 186)
ressaltam que a História da Matemática investiga:Nesse sentido, a História da Matemática ainda pode ser considerada
uma valiosa ferramenta para o docente, visto que pode favorecer
uma interpretação mais crítica da matemática estudada e a
compreensão da própria construção do conhecimento matemático.
Portanto, estabelecer um diálogo entre a História e a Matemática é
estritamente relevante. Além de permitir entender as mudanças e a
preservação das práticas relativas a formação da matemática, também
possibilita a construção de versões sobre como os conceitos
matemáticos foram avançando e como a sociedade de cientistas se
organizaram para produzir matemática partindo da necessidade de
usar e compartilhar esses conhecimentos