A REGRESSÃO LINEAR DE FRANCIS GALTON SENDO RECONSTITUÍDA POR MEIO DAS TIC PARA ESTUDAR FUNÇÃO AFIM DE PADRÕES DE MEDIDAS
GISELLE COSTA DE SOUZA E JULIANA MARIA SCHIVANI ALVES
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 102
Edição 1A.ED. 2017
ISBN 9788578614737
EAN 9788578614737
As potencialidades pedagógicas da História da Matemática
(HM) no ensino de Matemática têm sido discutidas desde
o século XVII. Miguel (1993) afirma que, ao usar de forma
adequada a HM no ensino, pode levar o aluno a perceber que a
Matemática é uma criação humana e que surgiu de necessidades
práticas, sociais, econômicas e físicas. Isso desmitifica a ideia que
o aluno tem de uma ciência pronta e acabada, destina a poucos
elitizados. Além disso, a partir da HM são evidenciadas as conexões
existentes entre a Matemática e outros ramos da ciência como
a Física, a Religião, a Biologia, a Filosofia, entre outros. Assim, a
disciplina ganha mais sentido e não é vista de forma isolada, sem
contexto ou ligação com outras áreas. Miguel; et al (2009) também
acreditam que a HM pode ser uma grande aliada na explicação dos
porquês dos alunos acerca de estarem estudando tal conteúdo, bem
como, para a identificação de aplicações destes conceitos em sua
vida cotidiana. Fossa (2011) complementa as vantagens da HM,
enfatizando que ela serve como um antídoto contra o esquecimento
dos estudantes, uma vez que a HM apresenta a Matemática como
um produto cultural do homem e traz as influências mútuas deste
ser com os vários aspectos da vida, evitando, assim, o esquecimento
e a alienação.
Propomos neste livro, atividades históricas1
que professores de
Matemática da Educação Básica poderão usar com seus alunos de nono ano do Ensino Fundamental e na primeira série do Ensino
Médio, com vistas ao estudo de Função Afim. Trata-se do resultado
de uma pesquisa de dissertação de Mestrado Profissional do
Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais e
Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. No
trabalho, usamos a HM como história-significado, onde a história
é (re)criada de modo a dar mais significado ao tópico matemático
estudado, levando os alunos a refletir amplamente sobre as informações
históricas que tomam conhecimento e as conexões entre
os aspectos cotidiano, escolar e científico da Matemática presente
nessa história.