' PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS FEMININAS: HISTÓRIAS DE MULHERES NAS CIÊNCIAS DA MATÉRIA - LAIS DOS SANTOS PINTO TRINDADE, MARIA HELENA ROXO BELTRAN E SONIA REGINA TONETTO

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
Loja IFUSP : (11) 3815 8688
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3459 4323 OU 3459 4324 ou 3459 4326
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

Lançamento
PRÁTICAS E ESTRATÉGIAS FEMININAS: HISTÓRIAS DE MULHERES NAS CIÊNCIAS DA MATÉRIA
LAIS DOS SANTOS PINTO TRINDADE, MARIA HELENA ROXO BELTRAN E SONIA REGINA TONETTO
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora editora livraria da fisica
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 128
Edição 1ª - EDIÇÃO 2016
ISBN 9788578614454
EAN 9788578614454
Estudos baseados em dados sobre atividades de mulheres nos diversos campos científicos vêm se desenvolvendo cada vez mais intensamente. No Brasil, isso é evidenciado pela recente criação do portal de divulgação científica Ciência & Mulher, numa iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para "enaltecer o papel de mulheres cientistas"1. Mas, desde 2013, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vem publicando a série Pioneiras da Ciência no Brasil, enquanto iniciativa de popularização da ciência. A 6ª edição dessa série foi lançada em junho de 2016, reafirmando o "objetivo principal de mostrar as histórias das mulheres pesquisadoras que contribuíram, de forma relevante, para o avanço do conhecimento científico e para a formação e ampliação do sistema científico e tecnológico no Brasil"2. Com essas iniciativas, nosso país toma parte de um movimento internacional que visa à valorização da mulher no campo de ciência e tecnologia. Grupos de profissionais promovem seminários e conferências para refletir e discutir sobre os problemas, desafios e avanços das conquistas femininas em ambientes tradicionalmente ocupados por homens. Tal é o caso do Women in Engineering (Mulheres na Engenharia), grupo ligado ao Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos norte-americano, que tem uma rede internacional, sendo que uma das malhas foi criada aqui no Brasil, na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC) da Unicamp3. Ultimamente também tem crescido a preocupação de atrair mais mulheres para a ciência, procurando questionar antigas ideias referentes, por exemplo, à falta de inclinação feminina à matemática ou física já desde o Ensino Médio.

Sumário

Apresentação
Introdução
1 As práticas femininas e os conhecimentos sobre a matéria
2 A grande dama da ciência
3 A biografia como construção
4 A biografia e o ambiente sociocultural e científico
5 A biografia revelando estratégias femininas
6 Uma mulher no laboratório: as pesquisas de M. Curie e seu grupo
7 M. Curie nos livros didáticos
Preço da tabela: R$ 40,00
Nosso preço: R$ 32,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)