' DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: PRÁTICAS - ANA LÚCIA MANRIQUE / MARIA C. S. A. MARANHÃO / GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA

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DESAFIOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: PRÁTICAS
ANA LÚCIA MANRIQUE / MARIA C. S. A. MARANHÃO / GERALDO EUSTÁQUIO MOREIRA
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Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 188
Edição 2016
ISBN 9788578613495
EAN 9788578613495
Este livro corresponde ao segundo volume de uma obra elaborada no âmbito do projeto Desafios para a Educação Inclusiva: Pensando na formação de professores sobre os processos de domínio da Matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Tal como o primeiro volume, assume a perspectiva de uma educação inclusiva simultaneamente como meta e critério de aferição das práticas educativas. Assim, o livro reúne um conjunto de textos elaborados por professores que participaram no projeto e que refletiram sobre as suas próprias práticas de ensino e formação. Já o primeiro volume foi dedicado à formação de professores, em contextos mais e menos formais. Comecemos por sublinhar que a educação inclusiva só é possível se o professor assumir o seu papel de acolher cada aluno, na sua diversidade, pluralidade de contextos, características e expectativas. O professor encontra-se, a partir daí, perante a tarefa difícil de fazer com que cada aluno se sinta pertença da turma, sujeito e agente de acolhimento, independentemente de quem é, das suas limitações, possibilidades e circunstâncias. Essa diversidade deve ser encarada de forma abrangente: desde o aluno que manifesta dificuldades de aprendizagem até ao aluno que revela capacidades acima das consideradas normais. Cada um tem o seu lugar e todos devem ser bem acolhidos pelo professor e pelos colegas. A escola, como espaço de construção de conhecimento e desenvolvimento de valores, assume desse modo um papel fundamental na construção de uma sociedade mais tolerante, democrática e ela pró- pria inclusiva. A compreensão do outro, das suas opções e necessidades, é um elemento constitutivo da noção de tolerância e da aceitação da diferença. Para o professor o conhecimento sobre os alunos é um dos elementos essenciais para o bom desempenho no acolhimento da diversidade. Estratégias como o trabalho em grupo ou em pares na sala de aula podem ser utilizadas para estimular uma prática de ensino da matemática mais inclusiva em que diferentes alunos em conjunto realizam a mesma tarefa e nela crescem uns com os outros. Aprender no grupo e com os colegas pode traduzir-se em momentos de aprendizagem muito ricos, em que os alunos se responsabilizam pelo cumprimento do trabalho e por cada um dos seus colegas. Na escola assistimos muitas vezes à segregação de alguns alunos, mesmo quando praticada com intenção benigna por parte dos dirigentes e professores envolvidos. De facto, a criação de espaços de recuperação de alunos com aprendizagens mais lentas ou a criação de turmas de nível ou com alunos que apresentam uma característica específica correspondem a formas de exclusão dentro da escola. O mesmo se pode dizer dentro da sala de aula quando, sistematicamente, um professor que assessoria a aula trabalha com um aluno em particular, ou quando um aluno tem tarefas diferentes das dos colegas não podendo interagir com eles. Mesmo que tudo isso seja feito com o maior empenho e convicção, acaba por legitimar na prática a uniformidade do sistema. Os espaços de reflexão sobre a prática de que este livro nos fala orientam-se em direção oposta e podem constituir um excelente contributo para a mudança. O livro, nas diversas contribuições que espelha e na pluralidade das vozes que o cruzam, ajuda a refletir sobre a forma como os professores de matemática encaram a presença de alunos com necessidades educativas especiais nas suas aulas, as dificuldades que experimentam, as estratégias que podem adoptar. Vai mais longe ainda, problematizando a forma como a formação recebida pode facilitar ou inibir uma postura docente criadora de inclusão. De igual modo, indaga sobre que materiais para o ensino da matemática existem de facto nas escolas, as formas como são utilizados, as suas possíveis adaptações a uma prática inclusiva em que todos os alunos os explorem e façam, partir dessa exploração partilhada, descobertas com significado matemático. E propõe ainda uma reflexão sobre espaços colaborativos, onde se possa discutir e partilhar estes e outros dilemas da prática do professor. Tais espaços revelam-se essenciais para que surjam ideias novas e se operacionalizem e avaliem experiências ousadas. Este livro é pois um instrumento e um começo. Ponto de partida para uma reflexão urgente e difícil. Começo de um caminho - o da inclusão - inadiável.
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