NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS NAS PRÁTICAS DOCENTES
ISABEL DO SOCORRO LOBATO BELTRÃO E AMARILDO MENEZES GONZAGA
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Appris Editora
Área PEDAGOGIA
Idioma Português
Número de páginas 160
Edição 2013
ISBN 9788581922560
EAN 9788581922560
Quem conta histórias guarda, na intencionalidade do papel que assume, indícios de quem sabe a quem direciona o enredo que norteia a narrativa evidenciada. Para o leitor ávido, não importa o espaço e nem o tempo em que os fatos aconteceram, mas sim o sentido dado a eles e as possíveis relações que podem ser estabelecidas com a história, em construção, de quem assume o protagonismo da leitura, ou seja, do próprio leitor.
Quando ainda nos permitem contar histórias, mesmo quando nos vemos frente aos desafios de mundo tecnologizado, assume a condição de narrador, em uma perspectiva investigativa, a autora de "Narrativas de professores de Matemática em Parintins/AM: desafios nas práticas docentes". Trata-se de uma produção que muito tem a encorajar professores de matemática a repensarem suas práticas pedagógicas além dos limites da funcionalidade, do conhecimento transmitido no espaço de sala de aula.
Na primeira etapa da empreitada do estudo em questão, especificamente sobre a descrição do método utilizado pela autora, esta, pautando-se em teóricos que tratam a respeito da temática investigada, inicialmente, discutiu sobre a história oral temática, a respeito dessa natureza de História, sob o aporte teórico de Alberti (2005), Amado (2003), Garnica (2005), Gattaz (1996), Meihy (2005), Thompson (1998) e Queiroz (1988) e outros. Além disso, discute também a História Oral Temática vinculada ao testemunho sobre algum assunto específico, porque são fontes fidedignas para a reconstrução de fatos ocorridos na Educação Matemática. A História Oral também possibilita novas versões da História ao dar voz aos múltiplos e diferentes narradores ¿ professores possibilita o registro das reminiscências das memórias individuais, enfim uma história alternativa à história oficial da Educação Matemática.