RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO
TÂNIA M. P.MÜLLER; WILMA DE NAZARÉ B. COELHO; PAULO A. B. FERREIRA ( ORG.)
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 240
Edição 1A. ED. 2015
ISBN 9788578613655
EAN 9788578613655
Os avanços nas pesquisas cientificas no campo da educação acerca das matrizes culturas africanas e indígenas no Brasil ganharam novos contornos a partir da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 na escola. Foi a partir delas que o ensino de história e cultura afro-brasileira, abarcando a história e a cultura da África e das populações indígenas, passou a figurar nos currículos escolares. Contudo, a produção intelectual gestada sobre o tema reflete de modo tímido nas práticas pedagógicas, nas orientações curriculares da educação básica e na formação de professores. A não implementação desses marcos legislativo nas instituições escolares reforça um currículo eurocêntrico, que não contempla a diversidade étnico-racial e cultural brasileira na salda de aula. Os ensaios apresentados neste livro problematizam e refletem acerca da abrangência do sentido de formar professores para o enfrentamento das relações étnico-raciais na escola, uma vez que descolonizar o pensamento e problematizar as ideologias presentes nos artefatos culturais materiais como o livro didático, constituem-se em bifurcações estruturais para operar alterações curriculares significativas na educação brasileira neste século XXI.
Sumário
Abertura.......................................................................9
Apresentação.............................................................11
Descolonizando histórias de África, culturas
africanas e da diáspora.............................................17
Maria Antonieta Antonacci
Relações raciais, currículo e prática pedagógica na
formação superior: olhar de dentro para fora..........47
Candida Soares da Costa, Ozerina Victor de Oliveira
O ensino da História e cultura africana e afro-brasileira
no Brasil e da história e cultura africana e local em
Moçambique: desafios e possibilidades...................75
Kátia Regis
A formação de professores na fronteira: currículo e
diversidade étnico-racial nos cursos de licenciatura
em história (Mato Grosso, Brasil)...........................101
Osvaldo Mariotto Cerezer
Renilson Rosa Ribeiro
A implementação das leis nº 10.639/2003 e nº
11.645/2008 e o impacto na formação de
professores: inflexão inicial....................................139
Wilma de Nazaré Baía Coelho , Nicelma Josenila Brito Soares
O ensino de História da África no currículo das
escolas públicas do estado de São Paulo: reflexões
acerca dos limites impostos pelo programa
"São Paulo faz escola"............................................179
André Luigi, Barbara Sicardi Nakayama
Rosana Batista Monteiro
Estudos sobre imagem do negro no livro didático
e suas implicações na formação de professores.....201
Tânia Mara Pedroso Müller