' RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO - TÂNIA M. P.MÜLLER; WILMA DE NAZARÉ B. COELHO; PAULO A. B. FERREIRA ( ORG.)

Livraria da F�sica

TeleFONES
Loja virtual
(011) 2648 6666
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avan�ada

Física

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CURRÍCULO
TÂNIA M. P.MÜLLER; WILMA DE NAZARÉ B. COELHO; PAULO A. B. FERREIRA ( ORG.)
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 240
Edição 1A. ED. 2015
ISBN 9788578613655
EAN 9788578613655

Os avanços nas pesquisas cientificas no campo da educação acerca das matrizes culturas africanas e indígenas no Brasil ganharam novos contornos a partir da implementação das Leis nº 10.639/2003 e 11.645/2008 na escola. Foi a partir delas que o ensino de história e cultura afro-brasileira, abarcando a história e a cultura da África e das populações indígenas, passou a figurar nos currículos escolares. Contudo, a produção intelectual gestada sobre o tema reflete de modo tímido nas práticas pedagógicas, nas orientações curriculares da educação básica e na formação de professores. A não implementação desses marcos legislativo nas instituições escolares reforça um currículo eurocêntrico, que não contempla a diversidade étnico-racial e cultural brasileira na salda de aula. Os ensaios apresentados neste livro problematizam e refletem acerca da abrangência do sentido de formar professores para o enfrentamento das relações étnico-raciais na escola, uma vez que descolonizar o pensamento e problematizar as ideologias presentes nos artefatos culturais materiais como o livro didático, constituem-se em bifurcações estruturais para operar alterações curriculares significativas na educação brasileira neste século XXI.
Sumário
Abertura.......................................................................9
Apresentação.............................................................11

Descolonizando histórias de África, culturas
africanas e da diáspora.............................................17
Maria Antonieta Antonacci

Relações raciais, currículo e prática pedagógica na
formação superior: olhar de dentro para fora..........47
Candida Soares da Costa, Ozerina Victor de Oliveira

O ensino da História e cultura africana e afro-brasileira
no Brasil e da história e cultura africana e local em
Moçambique: desafios e possibilidades...................75
Kátia Regis

A formação de professores na fronteira: currículo e
diversidade étnico-racial nos cursos de licenciatura
em história (Mato Grosso, Brasil)...........................101
Osvaldo Mariotto Cerezer
Renilson Rosa Ribeiro

A implementação das leis nº 10.639/2003 e nº
11.645/2008 e o impacto na formação de
professores: inflexão inicial....................................139
Wilma de Nazaré Baía Coelho , Nicelma Josenila Brito Soares

O ensino de História da África no currículo das
escolas públicas do estado de São Paulo: reflexões
acerca dos limites impostos pelo programa
"São Paulo faz escola"............................................179
André Luigi, Barbara Sicardi Nakayama
Rosana Batista Monteiro

Estudos sobre imagem do negro no livro didático
e suas implicações na formação de professores.....201
Tânia Mara Pedroso Müller
Preço da tabela: R$ 80,00
Nosso preço: R$ 56,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)