FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LIVRO DIDÁTICO E ESCOLA BÁSICA
WILMA DE NAZARÉ B. COELHO; TÂNIA M.P. MÜLLER; CARLOS A. F. DA SILVA
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área EDUCAÇÃO
Idioma Português
Número de páginas 198
Edição 1A. ED. 2016
ISBN 9788578613457
EAN 9788578613457
Esta coletânea reúne sete capítulos oriundos de pesquisadores
atuantes em três regiões brasileiras e vinculados
às seis instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA),
Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro Federal de
Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/
RJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ),
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS),
Faculdade Sumaré e Centro Educacional da Lagoa (CEL).
O capítulo de abertura desta coletânea, de Wilma
de Nazaré Baía Coelho e Mauro Cezar Coelho, analisa as
sociabilidades juvenis engendradas e vividas no ambiente
escolar. Por meio delas, problematizam o modo pelo qual a
cultura juvenil se relaciona com a escola e, também, como
elas lidam com o preconceito e a discriminação. Os autores
argumentam que a escola constitui um importante espaço
de sociabilidade na cultura juvenil e concluem que as sociabilidades
observadas incorporam um significativo componente
discriminatório, sustentado em preconceitos de cor,
raça, gênero e confissão religiosa. Exercidas nas salas de
aula, nos corredores, pátios e quadras escolares, elas não
constituem objeto de ação educativa, senão em casos limites,
sujeitos à punição.
Sumário
Abertura.......................................................................7
Apresentação...............................................................9
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Tânia Mara Pedroso Müller
Carlos Aldemir Farias da Silva
cap.1 - Preconceito e discriminação para além das salas de
aula: sociabilidades e cultura juvenil no ambiente
escolar........................................................................15
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Mauro Cezar Coelho
cap. 2 - Preconceito, discriminação e sociabilidades na
Escola Básica.............................................................45
Wilma de Nazaré Baía Coelho, Carlos Aldemir Farias da Silva
cap. 3 - O estado da arte do livro didático de Língua
Portuguesa com ênfase em racismo e nas
relações raciais..........................................................83
Lívia Jéssica Messias de Almeida
cap. - 4 - O ensino de Artes como construtor de universalidades
e suas implicações no livro didático........................97
Marcelo Pereira Cucco, Tânia Mara Pedroso Müller
cap. 5 - Uma Sociologia para quem e para quê? Relações
raciais no livro didático de Sociologia...................129
Luiz Fernandes de Oliveira
cap. 6 - Ensino de Filosofia e relações étnico-raciais:
formação docente, PNLD e perspectivas
antirracistas.............................................................155
Renato Noguera, Ellen Aparecida de Araújo Rosa, Katiuscia Ribeiro Pontes
cap . 7 - Teoria educacional e prática governamental:
Brasil e África na geografia escolar........................171
Rosemberg Aparecido Lopes Ferracini
Sobre os autores e autoras.......................................193