' TRATADO DA ESFERA - JOHANNES DE SACROBOSCO

Livraria da Física

TeleFONES
Loja virtual
Loja IFUSP : (11) 3815 8688
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3459 4323 OU 3459 4324 ou 3459 4326
Seu carrinho
  • Busca avançada

Física

Lançamento
TRATADO DA ESFERA
JOHANNES DE SACROBOSCO
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Unesp
Área ASTRONOMIA
Idioma Português
Número de páginas 168
Edição 2012
ISBN 9788539302178
EAN 9788539302178
Com longevidade impensável para um livro didático na era contemporânea, o Tratado da esfera (Tractatus de Sphera), de Johannes de Sacrobosco, concebido para o estudo de Astronomia, foi adotado nas universidades por quase cinco séculos - de meados dos anos 1200, quando foi escrito, até o fim dos 1600.

Tal sucesso é atribuído a características peculiares do livro, cuidadosamente polido pelo autor, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do literário. Na obra, criada para os estudos do Quadrivium, disciplina em que se agrupavam Aritmética, Música, Geometria e Astronomia, Sacrobosco buscou integrar, por meio de referências, autores paradigmáticos também do Trivium, que incluía Gramática, Retórica e Dialética (Lógica). Assim, o livro percorre de Euclides e Teodósio a Virgílio e Ovídio.

Em termos de pedagogia, o autor primou na seleção do conteúdo, priorizando, em geral, exemplos e justificativas visualizáveis, que prescindiam do uso de instrumentos e cálculos muito complexos.

O prestígio do Tratado da esfera decorreria ainda do contexto em que foi produzido, pois Sacrobosco aparentemente pode combinar a velha Astronomia literária da primeira Idade Média com a nova Astronomia científica dos tradutores de árabe do século XII.

As características da presente edição tornam a obra ainda mais especial: o texto segue a versão clássica traduzida pelo grande erudito português Pedro Nunes, no século XVI, e incorpora todos os comentários e notas do tradutor.
Preço da tabela: R$ 32,00
Nosso preço: R$ 25,60
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)