' FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ELEMENTOS DE "&" PARA UMA ENGENHARIA DIDÁTICA - LAERTE FONSECA

Livraria da F�sica

TeleFONES
Loja virtual
(011) 2648 6666
Editora
ESCRITÓRIO (11) 3936 3413
Seu carrinho
  • Busca avan�ada

Física

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS ELEMENTOS DE "&" PARA UMA ENGENHARIA DIDÁTICA
LAERTE FONSECA
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Editora Livraria da Física
Área MATEMÁTICA
Idioma Português
Número de páginas 184
Edição 1A. ED. 2012
ISBN 9788578611408
EAN 9788578611408
A aprendizagem da trigonometria é uma das áreas prioritárias na educação em todos os níveis de ensino. O objetivo deste livro, como explicitado pelo autor, é analisar de que forma o uso do computador, como ferramenta pedagógica, ajuda alunos a superarem suas dificuldades de aprendizagem de funções trigonométricas.
Essa análise é resultado de suas pesquisas com alunos da 1ª série do Ensino Técnico de Nível Médio Integrado em Sergipe, a partir do estudo da função f(x) = a + b sen (cx + d) como típica de funções trigonométricas em geral.
A motivação do autor para a pesquisa foi a relação entre os gráficos das funções seno e cosseno com as ondas eletromagnéticas medidas num osciloscópio.
Fundamentando muito bem a teoria Matemática das funções trigonométricas e suas aplicações a fenômenos oscilatórios, Laerte analisa o comportamento dos alunos. Apóia-se em avanços recentes da Educação Matemática, a partir de teorias consagradas como a Aprendizagem Significativa, as Situações Didáticas e a Engenharia
Didática. Nada mais apropriado que as suas escolhas, tanto do ponto de vista matemático quanto da educação.

SUMÁRIO
prefácio
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO I
1. Um inventário das Funções Trigonométricas
como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios
1.1 Os desafios apresentados à Ciência
para a resolução de problemas: os fenômenos naturais
1.2 Os fenômenos ondulatórios: história, classificação e aplicações
1.3 A senoide como representação Matemática do Som
1.4 Compreensão da representação do Som
como motivação para o Ensino das Funções Trigonométricas
2. A Apresentação escolar das Funções Trigonométricas
como representações matemáticas dos fenômenos ondulatórios
2.1 Uma análise primeira de Livros Didáticos de
Matemática (LDM) que abordam as Funções Trigonométricas
2.2 O Livro Didático de Matemática para o Ensino Médio
no Brasil do século XXI: tradição, reformulação ou
inovação na abordagem das Funções Trigonométricas?
3. O posicionamento inicial dos sujeitos da pesquisa
4. Reflexões sobre o estado da arte
CAPÍTULO II
1. O Problema de Pesquisa
1.1 Justificativas, questão central e questões norteadoras
1.2 Memória, raízes e recorte teórico
2. Pressupostos da Teoria das Situações Didáticas
CAPÍTULO II
1. A Metodologia da Pesquisa
1.1 Escolha Metodológica
1.2 Descrição do campo de investigação
1.3 Sujeitos envolvidos na pesquisa
1.4 Instrumentos de investigação
1.5 Recursos utilizados
CAPÍTULO IV
1. A Sequência Didática
1.1 Análise a priori da Sequência Didática
1.1.1 Análise do Milieu da 1ª parte
1.1.2 Análise do Milieu da 2ª parte
1.1.3 Análise do Milieu da 3ª parte
1.2 Experimentação da Sequência Didática
1.2.1 Primeira Sessão
1.2.2 Segunda Sessão
1.2.3 Terceira Sessão
1.2.4 Quarta Sessão
1.2.5 Quinta Sessão
1.3 Análise a posteriori e Validação da Sequência Didática
1.3.1 Análise a posteriori da Sequência Didática
1.3.2 Validação da Sequência Didática
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
ANEXOS
ANEXOS COMPLEMENTARES
Preço da tabela: R$ 60,00
Nosso preço: R$ 51,00
ATENÇÃO: Os pedidos deste catálogo estão sujeitos a alteração sem prévia comunicação. Os pedidos ficam condicionados a disponibilidade do nosso estoque e de nossos fornecedores (editoras e distribuidores). Esclarecemos aos consumidores que, por não sermos vendedores no atacado, pedidos que possuam mais de um item do mesmo produto, poderão sofrer alteração no prazo de entrega se a quantidade de produtos solicitados for maior do que a quantidade disponível em nosso estoque, para não ter dúvidas sobre quantidades, consulte antes por e-mail (vendas@livrariadafisica.com.br)