ENSAIO FILOSÓFICO SOBRE AS PROBABILIDADES
PIERRE-SIMON LAPLACE
Quantidade limitada no estoque. Envio imediato.
Editora Contraponto
Área FILOSOFIA
Idioma Português
Número de páginas 224
Edição 1ª EDIÇÃO - 2010
ISBN 9788578660284
EAN 9788578660284
Matemático, físico e astrônomo, Pierre-Simon Laplace (1749-1827) foi uma das estrelas da ciência francesa no período napoleônico. Sua vasta e diversificada obra é um legado presente no dia-a-dia de todo físico, matemático e engenheiro modernos.
Chamado de "Newton da França", sua monumental obra em mecânica celeste, de grande virtuosismo técnico, é um marco do poder explicativo da teoria da gravitação universal, abordando problemas extremamente difíceis, como a questão (ainda aberta) da estabilidade do sistema solar. Em astronomia, conjecturou sobre corpos celestes tão compactos dos quais nem mesmo a luz escaparia: um vislumbre dos buracos negros!
Laplace é também famoso entre os filósofos pela formulação do determinismo mecanicista, segundo o qual o passado e o futuro de um sistema mecânico são completamente determinados por seu estado presente. Paradoxalmente, tal ideia é exposta de maneira mais clara neste Ensaio filosófico sobre as probabilidades.
Este brilhante clássico da divulgação científica, agora tornado disponível em português em esmerada tradução, revela não apenas a preocupação do grande cientista em expor ideias ao público não especializado. Também evidencia uma parte menos conhecida da obra de Laplace: sua contribuição fundamental à teoria da probabilidade e à estatística. Aqui, Laplace discute as bases da probabilidade com ênfase em diversas aplicações. Uma obra atraente para todos os interessados em ciência, sua história e seu desenvolvimento na visão de uma mente brilhante.
Sérgio Volchan
Departamento de Matemática da PUC-Rio
Apresento aqui [...] os princípios e os resultados gerais da teoria das probabilidades, aplicando-os às questões mais importantes da vida, as quais são, na maioria das vezes, problemas de probabilidade. Pode-se mesmo dizer, rigorosamente, que quase todos os nossos conhecimentos são apenas prováveis; e no pequeno número de coisas que podemos saber com certeza, mesmo nas ciências matemáticas, os principais meios para se chegar à verdade - a indução e a analogia - são fundados nas probabilidades. Por isso, o sistema completo dos conhecimentos humanos se liga à teoria exposta aqui.
Laplace